Nossa História

Sobre a
Zero Impacto

A Zero Impacto iniciou sua operação no ano de 2010 em Brasília, com o objetivo de atuar no processo de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, oferecendo soluções para atender às necessidades de indivíduos, empresas e órgãos públicos que busquem o destino social e ambientalmente adequado para esses resíduos.

Em 2011, associou-se à S.E.Val., empresa líder de mercado na Itália (35% de market share), o que possibilitou o contato com o que há de mais avançado em termos de tecnologia e o suporte constante relacionado ao tratamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos – REEE. Ainda em 2011, a equipe da Zero Impacto visitou as dependências da S.E.Val na Itália e participou de um extenso treinamento, preparando-se para trabalhar com os mais diferentes maquinários que esse tipo de reciclagem exige, nas condições de trabalho adequadas.

Todo o material coletado e recebido na sede da empresa passa por uma triagem que separa os itens inservíveis dos que ainda estão em funcionamento e podem ser reutilizados. Os servíveis são direcionados à área de recondicionamento da empresa, onde são testados e caso estejam aptos para o reuso, são destinados à inclusão digital, no intuito de fomentar a democratização da informática, com a garantia de tornar quaisquer dados remanescentes inacessíveis (o que ocorre por meio da parceria com o Comitê de Democratização da Informática no DF e Entorno). Ainda assim, a Zero Impacto oferece a opção de destruição física de qualquer item capaz de armazenar informação.

A empresa foi a primeira em Brasília a oferecer possibilidade de descarte de lixo eletroeletrônico para a população, pioneira na implantação de ecopontos desde 2010, e hoje conta com 18 (dezoito) pontos de coleta espalhados pela cidade.

Nossa Equipe

Gustavo Bertolino

Gustavo Bertolino

Mestre em Gestão Ambiental pela Universitat de Barcelona – UB. Aluno especial no Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS UnB, onde pretende realizar seu doutorado. Sócio e Diretor de Operações – COO da empresa Zero Impacto Logística Reversa, onde trabalha com o gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos. Ainda, é o Diretor Administrativo da OSCIP Comitê para a Democratização da Informática CDI-DF e conselheiro do Serviço de Limpeza Urbana do DF – SLU.

Felipe Ferreira

Felipe Ferreira

Sócio fundador da Zero Impacto. Psicólogo clínico e ministra cursos sobre gestão do conhecimento. Participou em 2014 do Curso sobre Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos (EWAN – E-Waste Academy Managers Edition) em El Salvador pela United Nations University. Somente 10 empresas de reciclagem do mundo foram selecionadas. Fez diversos treinamentos na Itália, na sede da S.E.Val, sobre tratamento correto de REE.

Diogo Pohl Konarski

Diogo Pohl Konarski

Publicitário com MBA em Gestão Estratégica, é sócio-fundador da Zero Impacto, ex-presidente do Comitê para Democratização da Informática no DF e entorno, e ávido pesquisador dos benefícios ambientais, sociais e econômicos que um approach verde, humano e racional da tecnologia são capazes de gerar.

Gabriel Soares

Gabriel Soares

Economista com experiência no mercado financeiro (asset management), healthcare e inovação, e expertise em estratégia, finanças e inovação. Atualmente, é investidor-anjo / advisor de diversas startups, membro do conselho de administração do Grupo Sabin e Head of Corporate Venture do Grupo Sabin.

Francisco Frondizi

Francisco Frondizi

Pós-graduado em Gestão Ambiental pela UFRJ e Environmental Media pela University of California, trabalhou em consultoria ambiental e agências de propaganda. Atua como empresário com diversos negócios em gestão ambiental, real state, eventos e comunicação.

Anfrísio Sousa

Anfrísio Sousa

Técnico em Informática e Técnico em telecomunicações pela Escola Técnica de Brasília – ETB. Atuou como educador de informática no CDI-DF de 2006 a 2011. É funcionário da empresa desde 2013 e o atual responsável pelas coletas, triagem de material e testes de equipamentos de informática.

S.E.Val.

S.E.Val.

Empresa líder de mercado na Itália (35% de market share), o que possibilitou o contato com o que há de mais avançado em termos de tecnologia e o suporte constante relacionado ao tratamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos – REE.

Linha do Tempo

  • 2010

    Fundação

    Em 27 de abril a empresa foi fundada pelo sócio e fundador Felipe Ferreira.

    Em outubro foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010.

  • 2011

    Sociedade SEVal Group

    Entravam pra sociedade a empresa líder de reciclagem de eletrônicos na Itália SEVal e o sócio Diogo Pohl.

    Foram implantados os primeiros PEV’s de eletroeletrônicos do DF.

  • 2012

    Eventos Importantes

    A empresa participava de grandes eventos como Green Move, Celebrar Brasília, Porão do Rock, Feicom, entre outros.

  • 2013

    Novos Sócios

    Mais combustível com a entrada de novos sócios, sendo eles Francisco Frondizi e as empresas Redecom Empreendimentos e Sinarge. Também entrava para equipe o Gestor Ambiental Gustavo Bertolino

  • 2014

    EWAN / ONU

    O sócio Felipe participou de uma conferência na Universidade da ONU em El Salvador onde se discutiu soluções para o REE.

  • 2015

    Novo Sócio

    Entrava pra sociedade o gestor ambiental Gustavo Bertolino.

    As tratativas com os órgãos ambientais se intensificavam cada vez mais em busca de soluções para o setor.

  • 2016

    Grandes Parcerias

    Parcerias com empresas como Laboratório Sabin, GlobalWeb, Inframérica, União Química ficaram ainda mais fortes e promissoras.

  • 2017

    Eventos Importantes

    A empresa participava de grandes eventos como Green Move, Celebrtar Brasília, Porão do Rock, Feicom, entre outros.

  • 2018

    Audiência Pública

    Foi realizada a 1º Audiência Pública na CFDF para debater sobre políticas públicas e implementação da logística reversa dos REE.

  • 2019

    Acordos Setoriais

    Em 30 de outubro foram assinados os acordos setoriais da logística reversa de REE.

    No mesmo mês mudamos a sede da empresa para um galpão maior e de acordo com a atividade

  • 2020

    Decreto REE

    Em 12 de fevereiro foi assinado o Decreto nº 10.240/2020, que regulamenta a logística reversa de eletroeletrônicos domésticos em todo o território brasileiro, alinhado com o disposto no acordo setorial assinado entre o MMA e algumas empresas do setor em outubro de 2019.

  • 2020

    Parceria SEMA

    Em março foi instalado o 1º PEV em parceria com órgãos públicos do GDF, na Secretaria de Meio Ambiente de Brasília.