Pra onde vai o seu Lixo?
Você sabe de fato para onde o seu lixo eletrônico é descartado?
Nesse post continuaremos falando sobre as consequências da obsolescência programada. A principal é o acúmulo excessivo de resíduos eletrônicos.
Muitos empresáriom o cuidado de selecionar, triar e reciclar o lixo eletrônico de suas empresas. Para isso contam com outras empresas que se responsabilizarão pelo descarte correto dos materiais que não podem ser reutilizados e nem reciclados.
Mas a grande pergunta é: você sabe para onde esse lixo vai?
Interessada em responder essa pergunta uma organização sem fins lucrativos americana, denominada BAN, desenvolveu rastreadores para saber aonde as empresas coletoras estavam descartando o lixo eletrônico.
Essa preocupação da Basel Action Network, começou ainda nos anos 80, quando o governo americano autorizou a exportação dos resíduos eletrônicos para países em desenvolvimento.
A BAN concluiu que boa parte é descartada em países asiáticos. Embora, a exportação não seja ilegal nos EUA, a iniciativa de organização sem fins lucrativos foi capaz de colocar na cadeia e de encerrar a atividade de muitas empresas ambientalmente antiéticas.
O objetivo da Basel Action Network é fazer com que as empresas reciclem eticamente, respeitando o meio ambiente e reduzindo os impactos ambientais não apenas nos EUA, bem como no mundo inteiro.
Essas iniciativas são importantes para que nós, do ramo, fiquemos atentos às parcerias que desejamos formar. Verificar se a empresa com quem você deseja trabalhar compartilha dos mesmos valores que a sua empresa, realiza o descarte dos resíduos eletrônicos de forma ambientalmente correta, é fundamental para a eficácia do seu trabalho.
Pense Verde. Preze o meio ambiente.