O que é obsolescência programada?
Era uma vez o ciclo de vida de um produto...
O que é Obsolescência Programada?
Você já ouviu falar nisso? Sabe alguma coisa a respeito? Talvez. Você sabia que somos afetados por ela diariamente?
Quem não se recorda do tempo ou de ouvir os pais e avós comentando sobre a durabilidade de determinados produtos? Que quando eram pequenos os eletrodomésticos duravam mais tempo? Quem não se recorda dos primeiros aparelhos celulares que duravam anos e suas baterias ficavam carregadas por vários dias?
Atualmente vivemos em um mundo de validade contada. Os bens de consumo são adquiridos com data expressa para acabar. Já repararam como nossos celulares, notebooks, perecem rapidamente? Vocês acham que se trata de pura coincidência ou de mão-de obra desqualificada?
A obsolescência programada foi desenvolvida no início do Século XX, com o objetivo de nos fazer consumir mais e mais. Com o término das guerras mundiais e a recessão que assolou o mundo, os grandes industriais se uniram em um cartel chamado PHOEBUS e determinaram que a melhor forma de fomentar a economia seria desenvolvendo produtos menos duráveis.
Dessa forma, o consumidor compraria o mesmo produto várias vezes e isso aqueceria a economia e movimentaria milhões. Essa ideologia foi aplicada em todo tipo de mercado, das meias calças femininas até os filamentos de lâmpadas elétricas.
O resultado dessa obsolescência programada foi o consumo desenfreado, o acúmulo demasiado de resíduos eletrônicos e o nascimento dos cemitérios eletrônicos, nos países em desenvolvimento.
O impacto ambiental que enfrentamos atualmente é fruto dessa cultura obsolescente.
O que podemos fazer para combate-la? No próximo post falaremos sobre isso.
Pense Verde! Preze pelo Meio Ambiente!