Iniciativas de sustentabilidade que ajudam a reduzir impactos ambientais
Um grupo de estudantes de engenharia, da Universidade British Columbia, no Canadá, desenvolveu uma máquina capaz de triturar todo tipo de plástico, desde garrafas pets até sacolas para transformá-lo em filamentos plásticos.
Mas para que servem os filamentos plásticos?
Eles são utilizados em impressoras 3D. As impressoras 3D são consideradas um dos maiores avanços tecnológicos, uma vez que, possuem grande aplicação científica.
Principalmente na medicina, onde são utilizadas para fabricação de próteses, cujo custo é reduzido por meio dessa prática.
Os filamentos oriundos de plástico reciclado, substituem a tinta da impressora tradicional. O grande diferencial do Protocycler, a máquina desenvolvida pela ReDeTec, empresa dos estudantes canadenses, é que todos os resíduos podem ser recuperados e transformados naquilo que se deseja, com baixo custo e sem gerar impactos ambientais.
O plástico poderá ser testado e a impressão de filamentos realizada inúmeras vezes com a reutilização dos filamentos sem gerar resíduos para o meio ambiente.
A máquina produz 3 metros de filamento por minuto da cor desejada.
Iniciativas sustentáveis para preservação do meio ambiente, como a descrita acima, são a única forma de contermos os danos causados pela prática industrial desenfreada dos últimos séculos.
A ReDeTec provou que é possível fabricar produtos ambientalmente seguros e sustentáveis.
Preze pelo meio ambiente, você também. Realize o descarte adequado do lixo eletrônico nos ecopontos e demais postos de coleta!
Pense Verde!