Economia Circular
Os sistemas naturais existem há bilhões de anos movidos a base da cadeia alimentar, onde os resíduos materiais de uma espécie nutrem outros seres vivos, a energia que vem do sol alimenta a flora que abastece os animais. Quando os animais morrem, os nutrientes oriundos deles retornam ao solo na forma de adubo, para germinar as sementes que nascerão dando início a um novo ciclo. Essa cadeia circular funciona perfeitamente em harmonia com o meio ambiente.
Contudo, o homem adotou um modelo econômico linear onde ele extrai, produz e descarta. Novos aparelhos e tecnologias são substituídas pelas anteriores diariamente, resultando em um acúmulo excessivo de lixo eletrônico, resíduos tóxicos, sobrecarregando o ecossistema do nosso planeta.
E se nós pudéssemos adotar uma economia circular, semelhante ao ciclo biológico? Onde desenvolveríamos embalagens e produtos que fossem ambientalmente seguros e compostáveis?
O lixo eletrônico, por não ser biodegradável, seria reciclado de modo que poderíamos aproveitar seus recursos valiosos, tais como polímeros e ligas para que eles mantivessem sua qualidade e continuassem sendo úteis para além do prazo de validade dos produtos individuais.
Os produtos de hoje seriam os recursos de amanhã. Substituiríamos a cultura de comprar e jogar fora, pela cultura de devolver e renovar, onde os produtos e seus componentes são desenvolvidos para serem desmontados e regenerados.
O conceito de propriedade também seria modificado e ninguém seria dono de sua própria tecnologia, nós alugaríamos do fabricante. Criaríamos produtos que retornariam para o fabricante, de modo que seus materiais técnicos fossem reutilizados e seus componentes biológicos aumentassem a riqueza do solo. Eles seriam feitos e transportados usando energia renovável.
Esse modelo de economia geraria prosperidade a longo prazo e reduziria o impacto ambiental que aflige o nosso planeta.
Algumas empresas já começaram a adotar essa metodologia. Entretanto, a economia circular não se limita a um fabricante modificar um produto, ela envolve todas as empresas que compõem a infraestrutura da nossa economia e o sistema operacional empregado atualmente.
Preze o meio ambiente! Pense Verde!