Zero Impacto
FAQ
O que é lixo eletrônico?
Lixo eletrônico, e-lixo, sucata eletrônica ou resíduo tecnológico são alguns nomes para os produtos eletrônicos que estejam obsoletos, danificados, excedentes ou já chegaram ao fim da sua vida útil. A maioria deles contém substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, e por isso demandam tratamento adequado. Apesar de serem frequentemente incluídas nesta categoria, lâmpadas, pilhas e baterias não pertencem à categoria "lixo eletrônico".

O que é PNRS?
É a Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em dezembro de 2010, reúne o conjunto de objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotadas pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, visando a Gestão Integrada e o Gerenciamento Ambientalmente Adequado dos Resíduos Sólidos.

O que é Logística Reversa?
É o conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Quanto estamos desperdiçando quando descartamos o lixo eletrônico no lixo comum?
Produzir um computador com um monitor requer 240kg de combustíveis fósseis, 22kg de produtos químicos e 1500 litros de água. Todo ano o mundo produz mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Apenas 15% deste total é reciclado atualmente.

Para onde vai o lixo eletrônico quando jogado em lixo comum?
O lixo eletrônico quando misturado ao lixo comum vai para lixões e aterros sanitários, contaminando o solo e a água, comprometendo o meio-ambiente e todos nós.

Por que é importante fazer o descarte do lixo eletrônico corretamente?
Os equipamentos eletrônicos são fabricados com substâncias que lhes conferem qualidade, desempenho, funcionalidade, durabilidade e outras características relevantes. Estas substâncias, no entanto, quando em contato com o ar, fontes de água, alimentos ou mesmo nossa pele, podem causar sérios danos à saúde. Por exemplo, mais de 90% da água que bebemos vem de fontes subterrâneas, que podem ser contaminadas por produtos jogados em terrenos, rios ou lixões/aterros impróprios. Só para mencionar algumas das substâncias: chumbo, mercúrio e fósforo. Ingeridas ou absorvidas de outras formas, elas têm efeitos variados, como cancerígenos, influência em mutações genéticas, males ao fígado, sistema respiratório e muitos outros.

O que fazer com o seu lixo eletrônico?
Como demanda tratamento específico, o lixo eletrônico deve ser destinado a empresas aptas e qualificadas a darem o destino ambientalmente adequado a estes resíduos, como a ZERO IMPACTO.

O que a ZERO IMPACTO faz com seu lixo eletrônico?
Todo o material coletado passa pela triagem que separa os itens inservíveis (resíduos) dos que ainda podem ser recondicionados. Então, os aparelhos eletroeletrônicos são desmanufaturados, classificados, separados, tratados e reciclados, retornando para a cadeia produtiva como matéria-prima e economizando recursos naturais. Os itens de informática recuperados são destinados à inclusão digital por meio do Comitê para Democratização da Informática – (www.cdi.org.br),

Como faço para solicitar uma coleta?
Acione a opção "COLETA" na página inicial do site www.zeroimpacto.com.br e siga os passos descritos.

Quais produtos podem ser coletados?
O site mantém uma lista na página inicial do site www.zeroimpacto.com.br, na opção "SERVIÇOS". Caso o produto que quer descartar não apareça na lista ou em caso de dúvida, entre em contato conosco via e-mail ou telefone: contato@zeroimpacto.com.br | 61 3301-3584 - 61 99914-9494
Voltar
Copyright 2010/2017 - Zero Impacto
iSoluçõesWEB - Desenvolvimento de Websites